Powered By Blogger

domingo, 19 de fevereiro de 2012

MALANJE a cidade que Deus prometeu e nunca Deu ....

De rotunda a rotunda em linha continua encontramos os pontos mas sensíveis de ontem e de hoje  da cidade que Deus prometeu e nunca deu .

A cidade de Malanje, perdeu a beleza e deixou de ter o colorido das cidades sertaneja. Mudou o tempo mudou as coisas e tudo mudou .

Uaué mokuluééé ! ngi dila , ngi banza , ngi ditela kuebi…

Reparem com atenção :

O Bairro Carreira de Tiro : famoso pelo carácter , singelo da sua gente , formoso pelo colorido  das lindas garotas , e pela folia do ritmo quente trepidante das noites de bailes e farras , deixou de dançar e levantam se vozes de dor , porque se tornou centro de recruta de gatunos.

O Bairro da Maxinde :  que te viu, e que te vê. Deixou de sorrir , as ruas transformadas em ravinas , as casas descoloridas e em ruínas. . o tempo não volta para trás e nem perdoa.

O Bairro da Canâmbua : ressoa gritos dos desesperados , das catacumbas que dá a vida que os jovens acabam – se no álcool o famoso caporroto .   

O Bairro da Katepa : é a sombra do pesadelo , noutro hora bairro de intelectuais , hoje bairro de pilantras e vândalos, mentirosos etc.

O Bairro da Vila Matilde : Continua a ser o esconderijo de Corvos.

O Bairro do Ritondo : Campeã de desorganização, casas sem parapeitos , construções mal feitas , estrada esburacada etc.

O Bairro da Kizanga :  sem palavras. Pior que os outros.

O Bairro do Campo da viação : vai resistindo do temporal , mas virou um bairro de meretrizes e poliandrias, parece mas com um bordel.

O Bairro da Cangambo : vai minguando lentamente com o tempo devastador , e os jovens se tornaram autênticos agranelistas.

O Bairro da Camoma: ficou o bairro de mortos trajados e dos vivos maltratados, é o cumulo da vergonha .

De Retunda a rotunda, em linha continua da rua Comandante Dangereux  é um olhar de vergonha a atravessar , observamos os pontos mas sensíveis da cidade de ontem e de hoje.

Ontem anseio , higiene, e sanidade !

Hoje – lixo , podridão , desordem e deixar andar . ninguém manda em ninguém .

A igreja da nossa senhora de assunção é o delírio dos cristãos católicos e a bênção de todos os que rezam para o amor , o perdão e a paz . ali bem pertinho , o colégio de San José de Clunny perdeu o resplendor. O gigante adormecido tristonho. Ó SENHOR MEU , VAI BUSCAR  QUEM MOVE LONGE PARA BUSCAR O SABER . hoje  ICRA – instituto de Ciências religiosas

O cemitério da Kafuma  esperava impaciente os rebeldes mas acabou por enterrar os mortos vindos de outras paragens e tem os  dias contados . o encerramento será breve , que as almas descansem em paz .

O cine turismo hoje em debilitações com o nome de cine Ginga , é tempo de acordar e dar o seu ar de graça . os malaguetas ainda dorme mas o cine já não é estatal agora é privado,  o tempo das facas gordas já passou . abram os olhos , senão …

 A padaria PARMA morre de saudades do velho Paredes , o português de fibra que não abandonou a cidade fabricando sempre pão , mesmo nos dias crusias que abalaram – na . que a sua alma descanse em paz.

O matadouro morreu , O FERRADURA desapareceu. O João da silva Gomes sucumbiu  ao lado a oficina dorme eternamente . não a dinheiro . não a viaturas para reparação , as carpintarias lá vão animando o movimento industrial .

A recauchutagem ideal , LDA começa a dar a sua graça . devagar se vai ao longe. Mas com medo da Lusolanda…

As bombas por debaixo do Kabadi, nem agua vem , nem agua vai é uma pena para uma cidade que carece de postos de abastecimento  de combustível e lubrificantes , e ainda a lavagem de viaturas. Haja compaixão . melhor a prestação de serviços.

Outros tempos novos ventos a cidade continua na mesma parada na multidão como uma lesma, quem mas jura mas mente o caminho é sempre em frente.

O olhar de lince a vista se o capri . ali esta o CAPRI . QUEM SE RECORDA . dos kanhangulos e as jarras que embutiam naquele botequim ? e a feijoada das 17 horas ? que saudade , saudades dos velhos tempos. Aiué!

Hoje transformaram num restaurante de burgueses com preços altíssimos.

O cine Manuel Vandune das noites escaldantes com exibição de filmes de categoria, hoje é um escombro a espera dos senhores fulanos construírem algo lá.

A cidade mudou ? mas para Pior !

O edifício de Sampaio de Magalhães, hoje é o tribunal da comarca de Malanje. Tinha fama e beleza , será necessário dar dignidade aos Juízes.

A Igreja Metodista Unida , no centro da cidade é o exemplo da moralidade . sempre limpo , novo e útil , constatando a pouca vergonha da merda de Malanje.

A praça 4 de Fevereiro , sem beleza , nem actrativos que exibe as praças de qualquer cidade. Devia – se por ao leilão.

O grémio dos industrias de Malanje , transformou em comité do partido MPLA.

O COLEGIO SANTA CATARINA , ergue-se o edifício das finanças , o centro Sporting clube de Malanje , transformado em núcleo da sembleia nacional , a marques de pombal  ( hoji ya henda ) , o centro de Tuberculose do DR. Chaves das neves , agora cadeia da comarca  de Malanje.         

A cidade está de patas para o ar , entra governador sai governador é a mesma merda, Malanje está como uma poliandria, ( mulher de muitos homens não é de ninguém) , a energia do Kapanda só tem nas zonas urbanas e o resto mandam lixar, mas as cobranças são todos os dias, uma cidade só tem uma biblioteca  nenhum centro recreativo se não as discotecas mal caprichadas , burracos nas estradas hoje a INEA arranja amanhã a EPAL vem e parte , casas incolores de vergonha pintaram os prédios a parte de frente e detrás não.

Os jovens estão a se afogar na EKA , esta a ficar uma cidade de alcoólatras por frustração do governo. Se fores a rua do Bispado rua Santíssima, hoje é o esconderijos de bêbados , O Martin Hause e a casa assunção e Artur , encontra – se o fam clube dos bêbados na cidade.

O trabalho em Malanje só é ser Professor ou entrar na policia se não em outros ramos é tudo a base de familiares , cada governador vem com o seu elenco , como dizem o camaleão pinta o pau ,  é o mesmo nas escolas quem estuda a serio são os filhos dos camponeses porque os filhos dos senhores fulanos , fazem turismo mas no fim do ano passam sem nenhuma negativa.

De tanto as mulheres beberem até as cegonhas que paravam em frente do Amílcar Cabral , já não possam por falta de vergonha, uma cidade onde começou o nacionalismo Angola  em 3 de Setembro de 1975 já era independente foi a primeira província a ser independente , hoje vê como anda , sem era nem bera, que por raiva os motoqueiros que fazem táxi ( kupapata ) são as gasosas dos policias , as zungueira que tenta ganhar o seu pão é surrada e recebida o negocio pelos policias fiscais da administração. A onde vai Malanje  com essa gente ,  que até os langas sentem – se mas Malanjinos que o cidadão de Malanje. Ainda á tempo de construímos uma cidade prospera e digna de nós mesmos. Mas questão será que todos , o desejem trabalhem nesse sentido de contrario não feito uma cidade como a nossa não se constrói apenas com meia dúzia de iluminados, ela é demasiado grandiosa para que não exija – exija – se sermos o forço  de todos filhos para  que Deus nos devolva a cidade que ele prometeu mas nunca deu .

1 comentário: